ISOSPOROSE
Isosporose é a doença ocasionada por coccídios do gênero Isospora.
A infecção no cão se dá principalmente por Isospora canis, Isospora ohioensis, Isospora burrowsi e Isospora neorivolta; no gato é ocasionada geralmente pela Isospora felis e Isospora rivolta.
As manifestações clínicas da isosporose variam de acordo com a espécie do parasito.
De modo geral, os sintomas mais frequentes em cães são diarreia aquosa co muco ou sangue, dor abdominal, anorexia, desidratação, apetite depravado, episódios de anemia, fraqueza, vômito, febre, perda de peso, diminuição do crescimento, depressão mental e até morte podem ocorrer em alguns animais gravemente infectados.
Os gatos com infecção por I. felis, particularmente os jovens e imunodeprimidos, podem apresentar diarreia grave, perda de peso, anorexia e desidratação.
O tratamento deve ser preconizado quando o animal apresentar sintomas compatíveis com a isosporose além de medidas gerais de manejo , como a manutenção dos animais em abrigos adequados com boa nutrição, o isolamento dos animais doentes, a higiene e a limpeza diária do ambiente, são efetivas na redução da concentração de oocistos. Essas ações não erradicam totalmente a isosporose, mas auxiliam no controle da referida infecção.
Fonte: Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos. Parte 10. Cap. 76. Vol. 1.