CISTITE IDIOPÁTICA FELINA (CIF)
A cistite Idiopática Felina (CIF) é definida como uma doença crônica, inflamatória, com apresentação clínica de micção dolorosa, ausência de infecção bacteriana, de etiopatogenia ainda não definida.
É provável que se trate de uma síndrome com múltiplas causas, dado o espectro de apresentação e manifestação clínica da CIF.
Crescentes evidências sugerem que alterações na permeabilidade epitelial da bexiga e alterações neuroendócrinas desenvolvem um importante papel na fisiopatogenia.
A cistite idiopática é uma patologia de gatos jovens, incomum em gatos com menos de 1 ano e acima de 10 anos. machos e fêmeas podem ser acometidos, apesar de alguns estudos relatarem uma prevalência maior em machos. Gatos de raça pura são mais acometidos. Gatos que se alimentam com mais de 50% de ração seca, gatos castrados e com sobrepeso também fazem parte do grupo de risco. Os fatores de risco como estresse ambiental e manejo inadequado, comorbidades e predisposição individual assumem uma grande importância na CIF.
Alguns fatores relacionados ao estresse envolvidos no desenvolvimento da CIF:
-Território interno com alta densidade populacional de gatos.
-Estilo de vida confinado e nenhum comportamento de caça.
-Mudança de território e perda de algum gato da casa.
-Uso exclusivo de caixa de areia para micção e número pequeno de caixa de areia.
-Introdução de outro gatos na moradia.
-Comportamento de medo e ansiedade.
-Gatos com acesso externo, que residem em local com vizinhança de alta densidade populacional.
-Ambientes internos sem enriquecimento ambiental, baixa atividade física.
Referência Bibliográfica:
Agener União/Volume 1 2018